Curso Superior em Gestão de Equinocultura

Sobre o Curso

Quer saber sobre este e outros cursos da UC? Conheça nossa agenda completa de cursos!

 

Transformando seu sonho em profissão

O curso Superior de Gestão de Eqüinocultura é um curso de graduação Tecnológica, com duração de 2 anos,  reconhecido pelo MEC, oferecido pela UNISO – Universidade de Sorocaba que é a entidade detentora do curso.

A UNISO o credencia e reconhece o curso perante o MEC, tem a autorização de desenvolvimento e operação do mesmo. Através de um modelo de parceria já consagrado no Brasil e no mundo que visa potencializar forças entre empresas e instituições de ensino, a UC e a UNISO – Universidade de Sorocaba realizam este curso em conjunto.

A UC é o recurso especializado em cavalos para aulas práticas, palestras, visitas técnicas, conteúdo didático especializado e tudo o que se refere ao tema “Cavalo”. A UC então é o parceiro especializado em cavalos para a execução do curso.  A parceria se resume em potencializar o que cada parte tem de melhor – a UC tem o contato direto com o mercado e a UNISO sendo uma das mais tradicionais universidades do Brasil, certifica os alunos, que recebem o diploma por ela.

O aluno se forma pela UNISO – Universidade de Sorocaba, e recebe o diploma de uma das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil, com mais de 60 anos de tradição, associado à UC, que é a escola mais tradicional e de maior credibilidade na formação profissional no Brasil.

Os Gestores de Equinoculutra estão espalhados pelos maiores haras do Brasil, grandes centros equestres, maneges e ranchos, escolas de equitação, além de serem empreendedores natos, com muitos abrindo seus próprios negócios dentro do segmento equestre.

Experiências internacionais

Muitos Gestores de Equinocultura também utilizam nosso contato internacional para estágios e intercâmbios no exterior, e até para trabalhos após estarem formados. Temos Gestores na Alemanha, EUA, Bélgica, França, Argentina, Uruguai, Espanha, representando nosso curso e a UC com muito orgulho e desempenhando com muita sabedoria e competência tudo que viveram no curso.

Porque Gestão de Equinocultura? 

O curso nasceu a partir de uma necessidade real e presente do mercado eqüestre brasileiro e internacional. Veja alguns dados interessantes:

  • O Brasil é hoje uma das grandes potências eqüestres do mundo, oscilando entre o 3º. e 4º. maior rebanho do mundo.
  • Movimenta, financeiramente, aproximadamente 30 bilhões anualmente, segundo estudo da ESALQ feito com a colaboração da UC.
  • Emprega aproximadamente 4 milhões de pessoas, segundo estudo da ESLQ feito com a colaboração da UC.
  • O mercado equestre é maior do que muitos mercados nacionais comuns às pessoas.
  • Percebe-se cada vez mais um grande aumento da utilização dos eqüinos no trabalho de fazendas de gado por exemplo, no tocante ao conhecimento das pessoas para a melhoria de vida dos Cavalos de e trabalho. A Eqüinocultura brasileira vem se firmando cada vez mais como parte da cadeia de produção e como um mercado dentro do chamado agribusiness, oferecendo diversas opções de produtos e serviços às categorias participantes deste mercado.
  • Nos últimos 10 anos houve um aumento maior do que os últimos 30 anos de Cavalos nas competições em todas as modalidades ofertadas pelo mercado, independentemente de raça.

Diante de um cenário tão positivo e atraente aos investidores e clientes, se faz necessário o desenvolvimento correto dos fatores que sustentam o mercado como manejo especializado, treinamento, serviços técnicos, instalações elaboradas, administração e tudo o que se relacione com a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Um profissional desejado pelo mercado

O curso abrange os 4 pilares mais importantes do segmento eqüestre

  1. Manejo
  2. Saúde
  3. Administração
  4. Equitação. 

 

Desta forma, fecha-se um importante ciclo de conhecimentos necessários para o profissional do mercado eqüestre. Com disciplinas focadas, professores atuantes no mercado e contatos valiosos com empresas e profissionais do segmento eqüestre, o Gestor de Equinocultura torna-se cada vez mais um profissional requisitado por catalisar as demandas do dia a dia do segmento eqüestre com conhecimento especifico, formado academicamente e sem ser concorrente de nenhum outro profissional já existente no mercado. Torna-se, portanto, um grande solucionador, eficaz para o segmento eqüestre.

Um curso global

Com o passar dos anos o curso atraiu cada vez mais alunos de todo o Brasil. Temos hoje alunos de absolutamente todos os estados brasileiros. E não pára por ai. Passaram pelo curso alunos do Paraguai, Argentina, México, EUA. Ao mesmo tempo, os formados foram confirmando nossas expectativas de empregabilidade. Muitos alunos saem do curso já empregados e iniciando suas carreiras em haras, hípicas, centros de treinamento, escolas de equitação, empresas e industrias do segmento e também como consultores, Gestores em Equinocultura.

Profissionais diferentes e diferenciados

O curso tem formado profissionais que não competem com as profissões tradicionais do mercado, como Médico Veterinario, Zootecnista, Agronomo. Ao contrário, ele soma à estas profissões. É o Gestor de Equinocultura que faz a tocada do dia a dia dos centros equestres. É ele quem identifica, informa, dá soluções e executa as demandas do dia a dia. Por isso são diferentes. E são diferenciados. Saem do curso com o espírito empreendedor nas veias. São executores natos, visados e desejados pelo mercado em praticamente todas as áreas e setores. São extremamente competentes e bem formados, por levarem consigo experiências acadêmicas de qualidade, associado às realidades puramente práticas, contato com o mercado e modelos de profissionais trazidos para dentro do curso.

Quer saber mais, fazer sua matrícula para o processo seletivo? Converse com nossa Coordenadora!

Para saber mais sobre o Curso Superior de Gestão de Equinocultura, sua matriz curricular, professores, o reconhecimento do MEC, assim como as datas do processo seletivo, entre no site da UNISO

Você também pode conversar direto com a Claudia Leschonski, nossa super Coordenadora! É só mandar um email pra ela: [email protected] 

A UNISO – Universidade de Sorocaba, é quem vai cuidar de tudo sobre seu processo seletivo, matrícula, e todo o seu aparato académico.

A UC cuida de todo o conteúdo do curso, e, desde já, te convidamos para vir nos conhecer, fazer um tour pelas instalações de aulas práticas e teóricas, e começar a viver seu curso, transformando seu sonho em profissão!

investimento

Consulte o site da UNISO para conferir os valores

Curso Superior

Nota máxima no MEC.

Modalidade

Tecnológico

Carga Horária

1920 horas

Data

Início: 1° Semestre de 2024

Quais São os benefícios do curso ?

Teórico e Prático

A parceria UC & UNISO permitiu transformar este curso Superior em uma experiência teórica e prática.

Capacite-se.

Tenha resultados e destaque-se no mercado.

Diploma Curso Superior

Ao concluir a graduação, você receberá o título de Gestor em Equinocultura.

Material Complementar

Durante todo curso, você receberá material para complementar seus estudos.

Professor

Claudia Leschonski é a coordenadora deste programa. É Médica Veterinária com um extenso currículo internacional como tratadora de Cavalos: Associação do Cavalo Hanoverano – Verden, Alemanha Associação do Cavalo Westfalen – Münster, Alemanha Manège da amazona Luciana Diniz, Alemanha Cavalos de Ivan Camargo na Copa do Mundo – Holanda, Itália, Bélgica, França, 1994 Cavalo de Sidnei de Souza – Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996 Cavalo de Jeferson Signaolin – Jogos Olímpicos de Pequim, 2008 Gerente de Vila Hípica – Clube Hípico de Santo Amaro, SP Gerente, Instrutora e Picadora – Manège Pinus Park, César Almeida Oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 (hipism

O que vou aprender nas aulas ?

Módulo: Equitação
  • UNIVERSIDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR EM EQUITAÇÃO
  • TREINAMENTO DO CAVALO
  • MODALIDADES EQUESTRES
  • ATIVIDADES EQUESTRES
  • TÉCNICAS DE EQUITAÇÃO
  • FUNDAMENTOS DA EQUITAÇÃO
Módulo: Gerenciamento de Estabelecimentos Equestres
  • GESTÃO DE PESSOAS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E CONTEXTO
  • MARKETING
  • MODELOS DE GESTÃO
  • GESTÃO DA QUALIDADE
  • LOGÍSTICA
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR EM GERENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS EQUESTRES
  • LEGISLAÇÃO APLICADA A EQUINOCULTURA
Módulo: Manejo
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR EM MANEJO NA EQUINOCULTURA
  • MELHORAMENTO GENÉTICO DE EQUINOS
  • FUNDAMENTOS DE EQUINOCULTURA
  • NUTRIÇÃO EQUINA
  • INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS NA EQUINOCULTURA
  • FUNDAMENTOS DE AGROSTOLOGIA
Módulo: Saúde Equina
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EQUINA
  • TERAPIAS COMPLEMENTARES NA EQUINOCULTURA
  • FUNDAMENTOS DE REPRODUÇÃO EQUINA
  • FUNDAMENTOS DE PREVENTIVA EQUINA
  • ENFERMIDADES DOS CAVALOS
  • SISTEMAS ORGÂNICOS DOS EQUINOS

💬 Precisa de ajuda? Fale com nosso time