Horsemanship UC
O que é Horsemanship?
Horsemanship é uma palavra da língua inglesa que vem de três palavras
Horse(Cavalo) Man (homem) e ship (de relationship = relacionamento).
Portanto, Horsemanship é o processo de relacionamento entre as pessoas e os cavalos. Imagine seu cavalo, ou um cavalo que você conhece. Pense sobre absolutamente tudo o que este cavalo necessita para viver, para trabalhar, para praticar modalidades ou realizar o que se espera e deseja dele. Isto é o Horsemanship – o conjunto de atributos, tarefas, responsabilidades e ideias que as pessoas devem ter sobre seus cavalos.
No Brasil o Horsemanship ainda é confundido com técnicas, métodos e sistemas de trabalho. Na verdade esta confusão ocorre porque a palavra em si é de difícil tradução, e como as pessoas que praticam ideias boas sobre cavalos consequentemente fazem coisas calmas, de baixo stress, visando o aprendizado, com formas e métodos priorizando a natureza dos cavalos, estabeleceu-se que quem trabalha assim “faz” horsemanship.
Então, na verdade o que devemos pensar é: como é o seu horsemanship? Ou ainda, como é a vida que seu cavalo leva, pelo ponto de vista do cavalo? Mas qual o ponto de vista do cavalo, e como sabemos isto? O estudo do comportamento natural de uma espécie chama-se etologia. A etologia estuda toda a natureza e os instintos de uma determinada espécie. Com os cavalos não é diferente. Ao estudar a etologia equina passamos a entender o que um cavalo precisa, como um cavalo absorve as informações, como aprende, porque faz ou não faz o que queremos, e tantos outros desafios do relacionamento conosco. E, há muitos e muitos anos várias pessoas estudam isto e trazem estes conhecimentos para a realidade das pessoas e dos cavalos. A forma como isto então é apresentada é sempre através de exercícios e muitas vezes com alguns equipamentos que auxiliam as pessoas.
Na UC priorizamos por considerar em primeiro lugar o cavalo como ele é em termos de espécie, de características naturais. A partir disto, criamos situações, instalações, programas educacionais, sistemas de treinamento e todo um processo que interliga nosso Centro de Treinamento à nossa Escola de Equitação, aos cursos e a todos os que vivem com nossos cavalos. Nossos treinadores são constantemente capacitados através de estudos dirigidos práticos e teóricos, palestras e cursos onde sempre aprendem mais, para ensinar mais.
Na parte dos cavalos em si, o que promovemos é uma qualidade de vida praticamente inexistente em centros equestres hoje em dia. Por estarmos em uma fazenda com pastos e piquetes amplos, nossos cavalos vivem uma rotina de sonhos. Trabalham em um período do dia, ficam soltos em outro período em piquetes de coast cross ou solários, muitos vivem soltos e alguns voltam para suas cocheiras a noite. Como estudamos e conhecemos a natureza dos cavalos, nosso treinamento é baseado na forma como o cavalo aprende. E isto muda tudo no dia a dia dos treinadores e seus cavalos. Cada treinador tem um assistente e os dois cuidam de no máximo 10 a 12 cavalos. Estes cavalos têm sua rotina baseada em qualidade e não quantidade.
Então, cada sessão de trabalho é planejada com estes critérios no nosso Centro de Treinamento, o conhecido CTUC alto rendimento em sessões mais curtas, e as vezes até 2 sessões diárias, curtas e produtivas. Entendemos que assim os cavalos aprendem e evoluem melhor e mais rapidamente.
Conheça o CTUC – o Centro de Evolução de Cavalos da UC, e confira porque todos aqui são felizes, aprendem muito e vivem a vida de cavalo!